Você provavelmente já viu dezenas de artigos sobre marketing para pequenas empresas que apresentam tópicos relacionados à escrita: como iniciar um blog, por que as mídias sociais são importantes, o poder de um boletim por e-mail e assim por diante. E, no entanto, alguns empresários se recusam a escrever obstinadamente.
Apesar das conexões comprovadas entre construção de marca, credibilidade e criação de conteúdo, eles protestam. “É fácil para você dizer”, eles me dizem. Você é um redator profissional; claro que você sabe como fazer isso. Sou proprietário de uma empresa; Eu não sei escrever!
Alerta de spoiler: você não precisa ser um redator para criar conteúdo perspicaz, educacional ou útil para seus clientes em potencial. De fato, metade da batalha está superando sua relutância e simplesmente começando. Aqui estão quatro crenças limitantes sobre como escrever para sua pequena empresa – e como alterá-las.
1. “NÃO TENHO NADA PARA ESCREVER.”
Com certeza. Como proprietário ou empresário de uma empresa, você tem conhecimento e experiência no fornecimento de um produto ou serviço específico (ou ambos). Mesmo se sua empresa tiver uma pequena base de clientes, você poderá encontrar tópicos sobre os quais escrever.
Considere o processo de aquisição de clientes do início ao fim: O que os possíveis clientes devem saber antes de entrar em contato com você? O que eles costumam perguntar? Existem dicas, fatos ou critérios que eles devem saber antes do início do trabalho?
2. “EU NÃO SOU NINGUÉM, ENTÃO POR QUE ALGUÉM LERIA O QUE EU ESCREVO?”
Você não precisa ser famoso para escrever posts que valem a pena ser lidos. Não deixe a síndrome do impostor tirar o melhor de você. Tarefas aparentemente pequenas, como se envolver em conversas de mídia social relevantes para os seus negócios, aumentam sua credibilidade para clientes em potencial. Criar conteúdo também ajuda a estabelecer sua reputação como especialista em seu campo. Quando os clientes em potencial pesquisam seus negócios, a leitura de suas postagens os ajuda a sentir que já o conhecem e, portanto, podem confiar em você. Escrever é uma ótima ferramenta de marketing.
3. “NÃO TENHO TEMPO PARA ESCREVER BEM / EFETIVAMENTE / ETC.”
Não se force a escrever postagens de 2.500 palavras imediatamente – comece com 300 a 500 palavras e construa. Você pode progredir bastante adicionando uma sessão de escrita de 15 a 20 minutos ao seu dia de trabalho. Seguir uma rotina estabelecerá o hábito de escrever e facilitará com o tempo.
Comece suas primeiras sessões escrevendo posts curtos para mídias sociais; então programe-os para postar automaticamente. Se você não usa as mídias sociais, tente escrever pequenos rascunhos “Você sabia …” ou “Introdução a …” sobre vários aspectos do seu produto, serviço ou negócio. Você pode enviá-las por e-mail como mini-boletins informativos ou expandi-las para posts do blog posteriormente.
Quando as ideias surgirem entre as sessões de escrita, anote-as. Mantenha uma lista contínua de itens para escrever, com os principais detalhes, links, fotos e outros que você incluirá. Essas notas rápidas ajudarão a estimular sua memória quando você estiver pronto para escrever.
4. “E SE O PÚBLICO ODEIA O MEU TRABALHO?”
Todo mundo é crítico, e algumas de suas postagens não serão atendidas. Antes de deixar que o feedback negativo o prejudique, considere-o cuidadosamente. Se for rude e desrespeitoso, suponha que o comentarista esteja tendo um dia ruim e ignore-o.
O feedback negativo articulado com respeito – especialmente como um comentário público – é uma oportunidade para iniciar uma conversa. Reconheça a perspectiva do comentarista como válida e evite ficar na defensiva em sua resposta. Se você publicar algo verdadeiramente ofensivo, trate-o de maneira rápida e pública com um verdadeiro pedido de desculpas. Edite ou retire a postagem (se você puder) e escolha tópicos menos controversos no futuro.
Imagem PIXBAY