Escolha uma Página

O que é o Google Meu Negócio?

O GMN é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar como sua empresa aparece na Pesquisa do Google e no Google Mapas. Isso inclui adicionar o nome, local e horário da sua empresa; monitorar e responder a comentários de clientes; adicionando fotos; aprendendo onde e como as pessoas estão procurando por você e muito mais.

Se você está apenas começando com SEO local, sua listagem do Google Meu Negócio é um ótimo lugar para concentrar seus esforços iniciais. Afinal, quando as pessoas pesquisam um produto ou serviço perto delas, elas geralmente estão muito perto de fazer uma compra – uma em cada duas pessoas que realizam uma pesquisa local (pense em “consertar relógios perto de mim”) visitam uma loja naquele dia. Por isso, é importante que as informações sobre sua empresa apareçam quando as pessoas pesquisarem no Google sejam tão precisas, completas e otimizadas quanto possível.

Para saber como criar sua conta do Google Meu Negócio, confirmar sua empresa e tornar sua listagem o mais forte possível, continue a ler.

O Google Meu Negócio é gratuito?

O GMN é  atualmente totalmente gratuito para uso. O único requisito para usá-lo é que você deve ter alguma interação cara-a-cara com seus clientes – em outras palavras, você não pode operar 100% online.

Crie uma listagem do Google Meu Negócio

  • Etapa 1: faça login na Conta do Google que você deseja associar à sua empresa (ou crie uma Conta do Google, “Gmail” caso ainda não tenha uma).
  • Etapa 2: acesse google.com/intl/pt-BR_br/business/ e selecione “Iniciar agora” no canto superior direito.
  • Etapa 3: insira o nome da sua empresa.
  • Etapa 4: insira seu endereço comercial.
  • Etapa 5: se você for até  os locais dos seus clientes , em vez de consultá-los, marque a caixa “Entrego bens e serviços aos meus clientes”. E se você trabalha fora de sua casa ou outro endereço que não deseja mostrada publicamente, marque “Ocultar meu endereço (não é uma loja) Apenas mostrar região”. Por fim, selecione sua área de entrega.
  • Etapa 6: escolha sua categoria de negócios. Tente escolher a categoria mais precisa possível. Você está basicamente dizendo ao Google que tipo de cliente deve ver sua listagem de empresa.
  • Etapa 7: adicione o número de telefone ou o site da sua empresa
  • Etapa 8: escolha uma opção de verificação. Se você ainda não está pronto para confirmar sua empresa, clique em “Tente um método diferente” → “Mais tarde”.

Como verificar sua empresa no Google
Existem várias maneiras de verificar sua listagem do GMN:
Por cartão postal
Por telefone
Por email
Verificação instantânea
Verificação em massa

Verificação de cartão postal

  • Etapa 1: se você ainda não estiver conectado ao Google Meu Negócio, faça login agora e escolha a empresa que deseja verificar. (Se você já estiver logado, você estará na etapa de verificação.
  • Etapa 2:  verifique se o endereço da sua empresa está correto. Opcional: adicione um nome de contato – para quem o cartão postal será endereçado.
  • Etapa 3:  clique em “Mail”. O cartão postal deve chegar até você em cinco dias. Verifique se você não editou o nome, o endereço ou a categoria da empresa (ou solicite um novo código) antes que ele chegue, pois isso pode atrasar o processo.
  • Etapa 4:  depois de receber o cartão postal, faça login no Google Meu Negócio. Se você tiver mais de um local comercial, selecione o local que deseja verificar. Se você tiver apenas um, selecione “Verificar agora”.
  • Etapa 5: no campo Código, insira o código de verificação de cinco dígitos em seu cartão postal. Clique em “Enviar”.

Se o seu cartão postal nunca aparecer, ou se você o perder, você poderá solicitar um novo código fazendo login no Google Meu Negócio e clicando no banner azul “Solicitar outro código” na parte superior da tela.

Verificação por telefone

O Google permite que algumas empresas verifiquem sua localização por telefone. Se você estiver qualificado, verá a opção “Confirmar por telefone” ao iniciar o processo de verificação.

  • Etapa 1:  se você ainda não estiver conectado ao Google Meu Negócio, faça login agora e escolha a empresa que deseja verificar. (Se você já estiver logado, você estará na etapa de verificação.)
  • Etapa 2: verifique se seu número de telefone está correto e escolha “Confirmar por telefone”.
  • Etapa 3:  insira o código de verificação do texto que você recebe.

Verificação de e-mail

O Google permite que algumas empresas verifiquem sua localização por telefone. Se você estiver qualificado, verá a opção “Confirmar por e-mail” ao iniciar o processo de verificação.

  • Etapa 1: Se você ainda não estiver conectado ao Google My Business, entre agora e escolha a empresa que deseja verificar. (Se você já estiver logado, você estará na etapa de verificação.)
  • Etapa 2:  verifique se seu endereço de e-mail está correto e escolha “Confirmar por e-mail”.
  • Etapa 3:  vá para sua caixa de entrada, abra o e-mail do Google Meu Negócio e clique no botão de verificação no e-mail.

Verificação instantânea

Se você já confirmou sua empresa com o Google Search Console (uma ferramenta gratuita que permite gerenciar o desempenho de pesquisa e a integridade do seu website), talvez você possa verificar instantaneamente seu e-mail.

  • Etapa 1: faça  login no Google Meu Negócio com a mesma conta que você usou para confirmar sua empresa com o Google Search Console. (Algumas categorias de empresas não são qualificadas para verificação instantânea, portanto, se você não receber uma notificação solicitando a confirmação da listagem, será necessário usar um método de verificação diferente.)

Verificação em massa

Se você operar mais de 10 locais para o mesmo negócio – e você está  não  um negócio do serviço ou um órgão gestor locais para várias empresas – que você pode ser elegível para verificação em massa.

  • Etapa 1:  Se você ainda não estiver conectado ao Google My Business, entre agora e escolher um local. Clique em “Obter verificado” ao lado de seu nome.
  • Etapa 2:  clique em “Corrente”.
  • Etapa 3:  Preencha o formulário de verificação com o nome da sua empresa (bem como a empresa controladora, se aplicável), país ou países em que você opera, todos os nomes de contato (ou seja, todos que usarão a conta do Google Meu Negócio). número, e-mail do gerente de negócios (alguém na empresa que pode verificar se você é representante dessa empresa) e o endereço de e-mail do gerente da sua Conta do Google.
  • Etapa 4:  envie o formulário de verificação. Pode demorar até uma semana para o Google analisar e processar sua reivindicação.

Como otimizar sua listagem do GMN

Depois de confirmar sua empresa, é hora de terminar o seu perfil. Vá até o painel do Google Meu Negócio, clique na lista em que deseja trabalhar, selecione “Informações” e escolha uma seção para preencher ou atualizar.

Adicione o máximo de informações e mídia possível, incluindo uma foto de perfil comercial, a área que você atende, suas horas, atributos (por exemplo: “acessível a cadeiras de rodas”, “acesso sem fio”), o dia e ano abertos e um número de telefone público e URL do site.

Qualquer um pode “sugerir uma edição” à sua listagem, por isso é importante A) acertar tudo na primeira vez (para que você não incentive pessoas aleatórias a fazerem suas próprias alterações) e B) periodicamente faça login no painel do GMN e verifique Todos os detalhes parecem corretos.

A qualquer momento, você pode editar o perfil da empresa fazendo login no painel do GMB, clicando em “Informações”, clicando no lápis ao lado do campo que deseja editar, fazendo a alteração e escolhendo “Aplicar”.

App do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio também está disponível no formulário do aplicativo para iOS e Android .

Você pode usar o aplicativo para:

  • Atualize seu horário comercial, localização, informações de contato e descrição
  • Postar status e fotos
  • Visualizar insights de pesquisa
  • Você não pode usar o aplicativo para:
  • Excluir sua listagem de empresas
  • Alterar suas configurações
  • Conceder a propriedade da listagem para outro usuário

Você precisa de uma conta do Google Meu Negócio? Se você está segmentando clientes locais, eu recomendo fortemente.