Escolha uma Página
75 / 100

O Instagram pode ser um canal de marketing visual altamente direcionado para sua marca e uma oportunidade de criar um público leal que cresce com seus negócios.

De fato, mais de 500 milhões de usuários do Instagram e IGTV navegam no aplicativo todos os dias, tornando-o o lar de alguns dos públicos mais envolvidos.

Mas, como qualquer rede social, existem as maneiras certas de usar seu perfil do Instagram, maneiras erradas de usá-lo e maneiras inteligentes de usá-lo.

Nesta postagem, mostraremos como usar o Instagram de maneira mais eficaz para aumentar o engajamento e aumentar o número de seguidores ao longo do tempo – um site cheio de fãs reais, e não de contas falsas inativas.

Como conseguir mais seguidores no Instagram

1. Use as hashtags certas do Instagram

Seu objetivo no Instagram é envolver seu público atual regularmente e aumentar seu número de seguidores reais. A publicação de fotos novas, interessantes e atraentes atenderá ao primeiro requisito, mas, para começar a crescer, você verá que as hashtags das suas fotos são extremamente importantes. A marcação de hashtags em suas fotos facilita que as pessoas encontrem suas fotos em busca desses termos específicos.

Então, quais hashtags você deve usar? Assim como no Twitter e em outros sites sociais, os usuários do Instagram usam determinadas hashtags em detrimento de outras. Se você usar hashtags populares do Instagram em suas fotos, é muito mais provável que você alcance novos usuários e seja descoberto.

Usar hashtags é uma coisa, usar as tags certas é uma coisa completamente diferente.

Tags populares como as listadas acima provavelmente renderão engajamento adicional e curtidas, no entanto, elas não levarão a um maior engajamento a longo prazo, novos seguidores interessados e, mais importante, vendas.

Se você quiser marcar suas fotos corretamente, você precisará encontrar e usar as hashtags mais relevantes. Isso significa fazer a pesquisa apropriada para ter certeza de que você está usando hashtags que não só descrevem sua marca, mas também estão sendo procuradas no Instagram.

Para encontrar hashtags relevantes, você vai querer usar uma ferramenta online gratuita como IconoSquare ou Webcast para começar.

Abaixo, usei a Websta para encontrar hashtags relevantes, relacionadas e populares para a minha marca de acessórios masculinos, procurando hashtags-chave que estão intimamente relacionadas à minha marca.

Como exemplo, pesquisando a hashtag #MensFashion, consegui puxar a seguinte lista de hashtags adicionais de palavras-chave, juntamente com o número de vezes que foram usadas (popularidade).

Você também pode encontrar hashtags mais relacionadas e sua popularidade se você procurar por qualquer uma de suas palavras-chave de destino diretamente no aplicativo do Instagram.

Você vai querer passar por este exercício tentando diferentes palavras-chave que descrevem sua marca e produtos, construindo sua lista de palavras-chave hashtag à medida que você vai.

Tenha em mente que o Instagram permite um máximo de 30 hashtags por post. Além disso, as palavras populares mudarão com o tempo, então certifique-se de revisitar suas palavras-chave hashtag a cada poucos meses para ter certeza de que você está usando os melhores termos possíveis.

Você também pode roubar ideias de hashtag de concorrentes ou contas similares que têm o tipo de seguidores que você aspira ter, mas você finalmente quer criar seus próprios grupos de hashtags para usar que se relacionam com sua conta específica.

Usando hashtags nos stories do Instagram

Hashtagging em posts no Instagram são um dado, mas você também deve estar usando hashtags em seus Stories para a chance de ser visto por usuários que seguem essa hashtag específica.

Você pode usar adesivos de hashtag (que podem ser encontrados no menu de adesivos do Instagram ao criar uma história) ou apenas hashtag diretamente em suas legendas para uma chance de ser destaque em uma história de hashtag.

Agora que os usuários podem seguir hashtags, seus stories no Instagram têm a chance de serem vistos tanto por pessoas que estão seguindo essa hashtag quanto por qualquer um que esteja apenas verificando.

2. Use os filtros certos no Instagram

Hashtags de palavras-chave não são a única coisa que você deve prestar atenção. A comunidade do Instagram responde a certos filtros de fotos mais favoravelmente do que outros. O uso desses filtros preferenciais pode ter um impacto no seu engajamento.

Aqui estão os 10 filtros mais populares atuais no Instagram de acordo com o Iconosquare:

  1. Normal (Sem filtro)
  2. Clarendon
  3. Juno
  4. Cotovia
  5. Ludwig
  6. Guingão
  7. Valência
  8. X-Pro II
  9. Lo-fi
  10. Amaro

A TrackMaven fez um estudo nas contas do Instagram para ver como os filtros afetaram o engajamento e descobriu que Mayfair, Hefe e Ludwig levaram mais interação.

Mas mais importante do que os filtros favoritos da comunidade do Instagram, são os filtros favoritos do seu público. Considere este gráfico personalizado que correlaciona o uso do filtro ao engajamento da minha própria conta do Instagram:

Você pode usar o IconoSquare para revisar o desempenho de sua própria conta para entender o que é e não está funcionando para você.

3. Postar no Instagram nos momentos certos

Além de adicionar as hashtags apropriadas e usar os melhores filtros, você também deve considerar o tempo de suas postagens.

Uma abordagem direcionada é analisar o que tem e não funcionou para você no passado. Visitando a seção de otimização do IconoSquare, você pode obter uma análise detalhada do seu histórico de postagem versus engajamento. Este relatório também destacará os melhores momentos do dia e dos dias da semana para postar.

Os círculos escuros indicam quando você geralmente posta mídia. Os círculos cinzentos claros mostram quando sua comunidade está interagindo. Os maiores círculos cinza claro representam os melhores momentos para você postar.

4. Roube os seguidores do seu concorrente no Instagram

Uma das melhores maneiras de encontrar e atrair novos seguidores é buscando as contas do Instagram de seus concorrentes mais próximos e se envolvendo com seu público. Essas pessoas já demonstraram algum nível de interesse nos produtos que você carrega simplesmente seguindo a conta de seus concorrentes.

Então, como você efetivamente rouba os seguidores de seus concorrentes? Você pode roubar os seguidores de seus concorrentes mais próximos se envolvendo com eles. Existem várias maneiras de se envolver com os usuários do Instagram, e quanto mais trabalho você colocar, mais seguidores e engajamento repetido você vai sair dele.

Os três tipos de engajamento no Instagram são:

  • Siga um usuário
  • curta uma foto
  • Comente em uma foto

Fiz um teste informal com minha conta de negócios para ver como os seguidores dos meus concorrentes reagiram aos meus avanços de marketing. Eu tinha como alvo os seguidores de um competidor local próximo. Como sei que muitos de seus seguidores seriam locais, adicionei minha cidade ao meu perfil para criar um maior senso de familiaridade entre minha marca e as pessoas que estou mirando.

Comecei simplesmente seguindo 100 seguidores dos meus concorrentes. Mais tarde, segui outros 100, mas também aproveitei para gostar de uma de suas fotos. Finalmente, segui um terceiro grupo de 100 e gostei, bem como comentei em uma foto de cada conta..

Aqui estão os resultados:

  • Siga: 14% de followback
  • Siga + Like: 22% followback
  • Siga + Like + Comment: 34% de followback

Embora sejam muitas variáveis e o teste estivesse longe de ser científico, os resultados foram claros. Quanto mais você se envolver com as pessoas, mais você vai sair dela.

5. Pague por posts patrocinados e avaliações de produtos

Toda essa postagem otimizada para sua conta é ótima, mas se você realmente quer causar um impacto, você precisa aproveitar o marketing de influenciadores no Instagram,expondo sua marca a um público mais amplo.

Então, como você faz isso? Primeiro, ao contrário das táticas acima para aumentar sua conta, esta geralmente não é gratuita. No entanto, se feito corretamente, é um bom valor.

Para começar, você precisará fazer uma lista de grandes contas em seu nicho. Por exemplo, se você vender produtos de beleza, você vai querer encontrar grandes contas de blogueiros de beleza.

Você pode já estar seguindo essas contas, mas se não você vai precisar encontrá-las. Uma das melhores maneiras é usar o Webstagram (mencionado anteriormente) e procurar algumas das palavras-chave mais próximas da hashtag que você descobriu no início deste post. Quando você faz uma pesquisa por suas palavras-chave, não só mostrará as palavras-chave relacionadas, mas também mostra as principais contas do Instagram que apresentam essas palavras-chave.

Há algumas coisas para procurar nos resultados dos perfis:

  • Um grande número de seguidores — geralmente de 20k a 200k
  • Um endereço de e-mail no perfil

Se houver um endereço de e-mail no perfil, geralmente significa que eles estão abertos a posts patrocinados ou um grito em uma história patrocinada.

Você vai querer enviar um e-mail para eles e perguntar-lhes o seu preço postal patrocinado. Em geral, descobri que a taxa média é de cerca de US$ 20 a US$ 50 por post, dependendo do tamanho de seus seguidores.

No entanto, se você está vendendo um produto único e original, você também pode querer considerar enviar-lhes o seu produto para revisar e postar. Quanto mais natural e menos propaganda a imagem, maior o engajamento e a resposta geralmente.

Você não precisa necessariamente de influenciadores com um número de seguidores maciços, mas sim aqueles com uma alta taxa de engajamento (curtidas e comentários em relação ao tamanho do seguidor), que muitos marketplaces de influenciadores podem fornecer.

Use geotags no Instagram para descobrir localmente

Além das hashtags, você também pode tornar suas postagens do Instagram e Stories descobertas marcando sua localização, seja a cidade em que você está ou o local onde a foto ou vídeo foi tirado.

Os locais não só têm seu próprio feed do Instagram, mas também sua própria história, assim como hashtags que você pode contribuir quando você usa o adesivo de localização em seus próprios Stories.

As empresas locais podem obter o maior valor das etiquetas de localização postando regularmente nesses feeds e também se engajando com posts de potenciais clientes que estão fisicamente nas proximidades.

6. Seja consistente com suas postagens no Instagram

A maioria dos seus seguidores não vai segui-lo pelo que você postou no passado, mas pela promessa do que você vai postar no futuro. Seu público quer saber o que eles vão conseguir se apertarem o botão seguinte.

Ter um feed com um tema consistente, onde você publica em um ritmo consistente, pode ter tanto impacto no crescimento de um seguimento como muitas das outras estratégias de crescimento que cobrimos acima. Mesmo um padrão simples pode atrair novos seguidores, desde que seja comunicado à primeira vista a qualquer um que aterrisse em seu perfil.

Considere sua biografia do Instagram e suas últimas 9 postagens como sua primeira impressão no Instagram. Eles efetivamente comunicam algum grau de consistência através de personalidade, filtros, cores ou layout?

O layout da sua grade é uma maneira muitas vezes subestimada de ser criativo com a estética do seu feed, ao mesmo tempo em que adiciona um ritmo à sua estratégia de publicação e consistência que vale a pena seguir.

De fato, muitas contas que adotam essa abordagem são muitas vezes capazes de gastar menos esforço na criação de conteúdo, focando na conversão de visitantes em seguidores, produzindo gráficos de texto ou outros conteúdos com uma reviravolta mais rápida e agilizando a produção global de seu conteúdo do Instagram.

Você pode usar uma ferramenta como later para planejar facilmente e agendar o visual e o layout do seu feed com antecedência. A Sonnet Insurance é apenas um exemplo de quão longe algumas marcas vão com a estética de seu layout do Instagram.